Planejamento: você sabe mesmo para onde está indo?

August 8, 2017

Você tem um planejamento estratégico para a sua carreira?

 

 

Pense bem. Você alguma vez já parou para traçar os seus objetivos de longo prazo? O que gostaria de estar fazendo daqui a 5 anos? Quer estar no mesmo local e no mesmo consultório onde está hoje ou almeja algo mais? O que quer mudar em suas atividades pessoais, em sua formação técnica, em sua rotina pessoal e familiar? Quanto gostaria de estar ganhando? Onde gostaria de estar trabalhando num futuro próximo?

 

Tenho observado que a imensa maioria das pessoas não traça seus objetivos profissionais, nem mesmo pessoais. Simplesmente “vão levando” a vida e deixando-se abertos (alguns nem isso) para algumas portas que porventura venham a se abrir.

 

Se eu não sei para onde estou indo, como vou chegar lá? Mais do que isso: como saberei se já cheguei?

 

Imagine a seguinte situação: você pega o carro e sai de sua cidade para ir a outra passar as férias. Você sabe exatamente onde está e para onde está indo. Sabe quanto tempo irá levar para chegar a seu destino e conhece o caminho, os pedágios, etc. Ainda que no caminho fure um pneu, o carro tenha um problema ou você precise parar ou desviar por algum motivo, você continua tendo certeza que ainda não chegou, sabe o que precisa fazer para chegar lá e o quão longe (ou perto) está dele.

 

Por que não fazer o mesmo com a vida profissional? Estabeleça Objetivos. Tenha direção.

 

 

Você nunca pensou em planejar sua carreira?
 
 

Um ótimo exercício é esse: estabelecer metas e objetivos pessoais e profissionais e depois pensar em como chegar lá. Todo esse processo tem um nome em marketing: “Planejamento Estratégico”.

 

Tenho absoluta convicção que todos deveriam fazer esse tipo de exercício, nem que seja apenas em pensamento. Ele ajuda muito mais do que se pode inicialmente imaginar. Mas quero propor que você vá um pouco mais além do que estabelecer objetivos e planejar o caminho para lá. Visualize-se desfrutando desse cenário futuro com o qual está sonhando.

 

A criação desta visão do futuro poderá ser um excelente estímulo para sua vida profissional. Veja a si mesmo como bem sucedido, vitorioso e alcançando o sucesso almejado. Isso ajudará muito a você chegar lá.

 

Deixo esta dica. Pare agora mesmo e escreva em uma folha de papel: o que gostaria de estar fazendo daqui á 5 anos? Pense no sentido de capacitação e habilidades técnicas, em local e estrutura física do consultório, em ambiente de trabalho, em ganhos mensais, em número e tipo de clientes, etc. Visualize-se nesta conquista e depois planeje passo a passo como chegar lá. Leia artigos sobre Planejamento Estratégico, isso irá ajudar muito.

 

Não espere chegar daqui a 5 anos para dizer “puxa nada aconteceu”. As mudanças do futuro começam agora, portanto… mãos à obra.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O que é o PLENO Odontologia?

July 3, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

August 24, 2017

August 17, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Visite

Rua Urano ,195 -  Aclimação

São Paulo,SP

Ligue

(11) 3151-3700 | 3129-8919

(11) 98780-5368 - WhatsApp

Copyright by GRUPO TOMAZ. 2018

Entre em contato

contato@tomazmkt.com.br