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Nos trilhos do sucesso

Você está procurando ser um profissional de sucesso? Claro que sim! Se não estivesse, acho que não estaria sequer lendo este artigo.

Mas o que você tem feito para alcançar essa realização profissional ? Tem feito cursos, comprado equipamentos novos e participado de congressos, não é mesmo ?

Tudo isso é muito bom, importante e necessário, mas não é suficiente.

Sucesso é como andar de trem

Para alcançar o sucesso profissional é necessário fazer como as locomotivas: andar sobre dois trilhos. São duas linhas absolutamente paralelas, idênticas, de mesmo tamanho, tipo de metal, altura, etc. Se houver qualquer alteração ou desvio em uma delas, o trem ou não anda ou poderá sofrer um grave acidente a qualquer momento. O mesmo ocorre com a nossa vida profissional como cirurgião-dentista. Explico: um dos trilhos é a nossa formação técnico-científica, ou seja, nossas habilidades intelectuais e manuais para exercer a profissão, enquanto o outro trilho é composto por todas as habilidades em gerenciar a si próprio, as pessoas e o seu negócio.

Isso quer dizer que se você desenvolver demais um dos lados e ignorar o outro, ocorrerá uma desproporção entre ambos, causando futuros prejuízos. Por exemplo: se você for um excelente ortodontista, mas desorganizado, e com enormes dificuldades em marketing e relacionamento pessoal, certamente terá problemas. Da mesma forma, não adianta você ser um administrador brilhante, entender de mercado, de pesquisa, organização e métodos, relacionamento pessoal e não ter muita firmeza em seus procedimentos técnicos ou ser tecnicamente imprudente no que faz. Os trilhos precisam estar proporcionais e equilibrados. O que eu quero dizer é que paralelamente ao investimento que você faz em sua formação técnica, você deveria fazer o mesmo em sua formação administrativa e humanística.

Colocando sua locomotiva nos trilhos

Você e sua equipe ( não se esqueça da sua secretária ) devem estar sempre atentos ao atendimento ao cliente, procurando entender as suas reais necessidades, os seus valores e os motivos que os levaram a realizar o tratamento com você. Por isso, invista em treinamento também para sua secretária, dando-lhe subsídios para melhor atender ao telefone, ajudá-lo na organização do consultório, no controle do boca-a-boca positivo, na prospecção de clientes, etc. Faça com que sua locomotiva avance sobre trilhos harmoniosos e quem sabe… se transforme em trem-bala.

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